Som Livre investe em Projeto de Gestão Documental

São Paulo, 14 de dezembro de 2007 - Preocupada com a preservação do seu rico acervo de trilhas sonoras das novelas produzidas pela TV Globo, além das coletâneas, gravações exclusivas de artistas brasileiros e estrangeiros, a Som Livre, uma das principais gravadoras do País, investe, há três meses, em um projeto de gestão documental para proteger o material produzido pela empresa.

Para isso, a gravadora contratou a Iron Mountain, empresa especializada em gestão documental, que armazena cerca de 20 mil fonogramas em 12 mil tapes ou CDs, da companhia. Esse material inclui uma parte fundamental da história musical brasileira, contando com artistas como Tim Maia, Rita Lee, Barão Vermelho, Cazuza, Luiz Melodia, Elis Regina, Fafá de Belém, Moraes Moreira e Djavan.

“O objetivo da Som Livre é arquivar as gravações de forma organizada e segura, para garantir a preservação de uma parte importante da história musical brasileira”, afirma Leonardo Ganem, presidente da gravadora. “Além da segurança e da organização, a vantagem de contratar uma empresa especializada é o fácil acesso que temos ao material. Quando precisamos de um fonograma ou um CD, solicitamos a Iron Mountain, que nos entrega as gravações no mesmo dia”, conta o executivo.

Antes de investir no projeto, a Som Livre armazenava este material nas dependências da companhia, que não realizava os controles de temperatura e umidade necessários para melhor preservação dos fonogramas, tapes e CDs, o que poderia prejudicar a qualidade dos arquivos.

Para melhor proteção do material, as salas da Iron Mountain reservadas para o armazenamento dos fonogramas e mídias contam com estrutura especializada e temperatura e umidade controladas. Segundo Leonardo Ganem, “o valor do investimento em um projeto de armazenamento de documentos é baixo, se comparado ao valor que o material armazenado representa”.

Gestão Documental

Além da gravadora, a Iron Mountain presta serviços para seguradoras, bancos, operadoras de telecomunicações, transportadoras, entre outras empresas de grande porte.

A empresa oferece, além da guarda dos arquivos e da digitalização de documentos, serviços como gerenciamento de informações, organização dos arquivos, armazenamento de originais fonográficos, armazenamento e gerenciamento de arquivos eletrônicos e a destruição segura de documentos e mídias. A Iron Mountain proporciona também, facilidades na consulta e pesquisa dos documentos armazenados, o que possibilita às empresas realizarem todas as solicitações via web, em site seguro, com senhas de identificação de usuário, permitindo acesso controlado e relatórios de gerenciamento em tempo real.