Escrow – Custódia de Códigos – Fonte

Baixar PDF

Proteja seus investimentos

A líder em Gestão de Informações também protege investimentos

A Iron Mountain presta serviços de proteção de propriedade intelectual aos desenvolvedores de tecnologia e seus clientes desde 1982. Atuando neste mercado com o mais alto nível de serviços, atendemos mais de 75% das 500 maiores empresas da revista Fortune e 93% das principais empresas de software do mundo confiam à Iron Mountain a proteção de sua propriedade intelectual. Gerenciamos e levamos a sério o seu negócio, protegendo suas informações com a integridade que você espera de uma terceira parte neutra e confiável.

Reduza riscos ao licenciar tecnologias

Como usuário de licenças de software, você depende de seu fornecedor para obter manutenção e suporte técnico. A dependência é mais perceptível se compreende um software diretamente relacionado às operações críticas de seu negócio, pois expõe sua empresa a riscos e impactos bastante significativos.

Se seu fornecedor, por diversas razões, quebrar ou deixar de prestar suporte à sua aplicação licenciada, sua empresa certamente sofrerá perdas consideráveis em valores e produtividade.

Um contrato de Escrow habilita o licenciado acessar o código fonte e outras informações necessárias para dar manutenção e/ou continuidade às aplicações críticas.

Você tem segurança. No cenário mais negativo, de posse dos códigos-fonte, você mantém a tecnologia licenciada ou contrata outro fornecedor para substituir o anterior.

Você tem o controle. Se você decidir substituir a aplicação, terá o tempo necessário para analisar opções e negociar termos de licenças favoráveis com seu novo fornecedor.

A possibilidade de liberação dos códigos-fonte em custódia melhora o nível de suporte do fornecedor.

Nível Adequado de Proteção

A Iron Mountain possui opções de contratos de custódia orientados a necessidades específicas. O acordo entre as partes, geralmente assinado pela Iron Mountain, pelo desenvolvedor de tecnologia e pelo adquirente da licença pode ser adaptado para satisfazer as necessidades e prover o mais alto nível de proteção. Normalmente, as modalidades mais orientadas são:

  • Escrow Bi-partite;
  • Escrow Tri-partite;
  • Escrow Master (Múltiplos).

Tipos de Contratos e Níveis de Proteção

As características explicam brevemente:

Contratos de Escrow entre Duas Partes

Nesta modalidade, um beneficiário pode requerer a liberação de materiais depositados se for decretada a falência do Desenvolvedor. Em caso de falha no suporte técnico por qualquer outra razão, a Iron Mountain não libera os materiais depositados, a menos que o Desenvolvedor instrua por escrito; ou a liberação seja realizada em caso de decisão arbitral ou judicial.

Contratos de Escrow entre Três Partes

Modalidade Tri-partite

O contrato mais utilizado pelos nossos clientes. Este tipo de contrato permite ao beneficiário requerer a liberação dos materiais depositados. A Iron Mountain provê a notificação aos envolvidos detalhando os conteúdos depositados conforme contrato pré-negociado.

Modalidade Master

Desenhado para provedores de tecnologia que desejam manter uma consistência nos termos e condições para todos os seus clientes sob uma única conta. Isso simplifica a administração de suas contas com um formulário de aceitação de uma página para cada novo beneficiário, reduzindo os custos de abertura de novas contas. É ideal para desenvolvedores que possuem mais de um produto licenciado para um ou vários clientes.

Faculta a um revendedor ter acesso aos materiais depositados para a aplicação que licença, permitindo que ele dê suporte a seus usuários finais se o dono da aplicação deixar de prestar serviços de suporte por qualquer razão.

Esse acordo também dá ao usuário final acesso aos materiais depositados se o revendedor não mais prestar suporte e o dono da tecnologia não substituir os serviços que prestava o revendedor.