Soluções Documentais para Instituições Financeiras

Mercado

Face à natureza das operações, os órgãos reguladores demandam das instituições financeiras padrões elevados de transparência, segurança, sigilo e agilidade no atendimento a consultas, solicitações e finalização das transações que envolvem produtos e serviços. As normas rigorosas, estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional – CMN e supervisionadas pelo Banco Central do Brasil – BACEN e Comissão de Valores Mobiliários – CVM, fazem com que as instituições sejam frequentemente fiscalizadas para garantir o cumprimento às normas externas e internas. E, para isso, utilizam-se dos documentos que formalizaram as transações ou operações financeiras.

Benefícios

Em um mercado altamente competitivo, onde a qualidade e velocidade no atendimento e tratamento de informações (além da diversificação dos produtos e serviços oferecidos) associadas às taxas de juros são fatores críticos de sucesso, é imprescindível que as empresas estejam preparadas às respostas imediatas ou até mesmo a antecipação de movimentos mercadológicos. A Iron Mountain está preparada para auxiliar as empresas a vencer a batalha da velocidade e qualidade no atendimento, através da transformação das informações existentes em processos convencionais (papel) em informação digital superando as barreiras do tempo e riscos de extravios, além de oferecer o diferencial do envio direto ao cliente final das informações solicitadas às Instituições Financeiras.

Os principais benefícios que podem ser citados são:

  • Foco no negócio da instituição e não em outras atividades;
  • A Iron Mountain é um parceiro com mais de 50 anos de experiência, presente em 34 países e em 5 continentes;
  • Gestão documental com padrões de atendimento, qualidade e segurança internacional;
  • Gestão dos custos do processo de guarda, processamento e atendimento sob controle.

Experiência

Atendendo as principais instituições financeiras do Brasil e do mundo, a Iron Mountain oferece uma grande variedade de soluções customizáveis, a fim de solucionar os principais problemas de gestão de informação das empresas.

Negócio

O sistema financeiro ainda é um dos maiores geradores de documentos físicos (papel) para a realização de suas operações.

Essa realidade começou a mudar com a introdução de equipamentos de auto-atendimento, internet, telefone e mais recentemente o SPB – Sistema Brasileiro de Pagamentos.

Os movimentos citados demonstram uma forte tendência de as instituições financeiras terem seu foco no negócio, deixando que as outras atividades sejam tratadas por empresas especializadas que oferecem reduções de custos, profissionais altamente qualificados, segurança e agilidade.

A Iron Mountain é a parceira que viabiliza o aprimoramento, velocidade do atendimento e a efetivação de negócios no sistema financeiro, através:

  • Da geração da imagem de documentos e seu acesso através da internet, de forma ágil, precisa e segura;
  • Aumento dos níveis de satisfação dos usuários das Instituições Financeiras, permitindo a atuação de órgãos reguladores de forma remota;
  • Recebimento de documentos (papel) a serem tratados e sua transformação em meio digital, viabilizando a análise e deliberação sobre operações de caráter estritamente financeiro, sem o inconveniente trânsito do papel.

Dessa forma, a Iron Mountain acredita que está favorecendo às Instituições Financeiras a terem seu foco efetivamente no seu negócio.

Exigências Legais

A legislação brasileira não prevê a total substituição do documento físico por outro meio, tornando, ainda hoje, obrigatória a guarda da documentação original.

Essa exigência leva as empresas a terem áreas dedicadas à guarda do documento físico, desenvolver sistemas de gerenciamento e controle documental e sistemas de informações que demandam esforços na recuperação dos processos, onerando significativamente as instituições.

A Iron Mountain propicia às empresas o foco em seu negócio, a redução de custos e a maior velocidade na recuperação dos processos, através de uma infraestrutura preparada para atender 100% das demandas de seus clientes no formato (papel, digital), prazo e nível de segurança desejado.