Pesquisa: O futuro incerto dos profissionais de Gestão de Documentos e Informações (RIM – Records and Information Management)

Um estudo realizado pela Iron Mountain mostra o impacto da Era da Informação Digital para os profissionais que atuam com Gestão de Informações.

Segunda-Feira, 15 de Junho de 2015 - No último dia 21 de Maio foram apresentados os resultados de um estudo que destaca a falta de conexão entre o que os gestores do mercado de Informação (RIM – Records and Information Managers) e os Líderes Executivos compreendem como características críticas para obtenção de sucesso. Os Gestores de Informação são ponto importante na elaboração das estratégias de gestão da informação de uma organização, entretanto, como os dados com os quais precisam lidar se transformaram (e continuam se transformando) em material eletrônico, as prioridades, e consequentemente, as habilidades desses profissionais também evoluíram. Aproximadamente metade dos Gestores de Informação Norte Americanos (48%) acreditam que seu papel e suas responsabilidades mudaram significantemente nos últimos 5 anos.

Entretanto, enquanto os Gestores de Informação ainda priorizam algumas competências básicas como compliance, segurança e acessibilidade, os Líderes Executivos passaram a valorizar características mais práticas como o entendimento e o alinhamento das estratégias de negócios às metas. A pesquisa também detectou que tanto os gestores da informação quanto os líderes executivos concordam que a habilidade de agregar valor, conhecimento e a capacidade de analisar as informações geradas, pensando além de relatórios simples, são importantes para dominar a era da informação digital, sendo que um terço dos líderes tomadores de decisões norte americanos (37%) e 25% dos gestores de informação concordam com este assunto. Contudo, enquanto os líderes executivos citaram a visão estratégica e o conhecimento das metas de seus negócios como a segunda maior prioridade (23% das respostas), os gestores da informação classificaram este item na posição número quatro com apenas 13% das respostas.

De acordo com os gestores de informação consultados, a segunda habilidade mais citada está relacionada a competências de compliance e segurança, sendo que 21% nomearam este item como prioridade enquanto somente 12% dos líderes executivos o fizeram. Da mesma forma, os profissionais de informações classificaram a compreensão da transformação digital em terceiro lugar com 17% de escolha, comparada com apenas 4% dos líderes executivos optando por esse item. Ambos os tipos de gestores confiam que os profissionais da área de Gestão da Informação possuem a capacidade de atuar considerando as novas necessidades de mercado, embora, os gestores da informação avaliam-se superiores em todas as áreas relacionadas a esta expertise.

“O estudo revela distorções preocupantes entre as percepções e as expectativas dos líderes executivos e dos profissionais de informação. As empresas que desejam valorizar suas informações devem observar de perto esta lacuna e fechá-la rapidamente,” disse Sue Trombley, Diretora de Serviços Profissionais da Iron Mountain.” “Os líderes executivos e os profissionais de gestão da informação têm a responsabilidade de enxergar isto. Os líderes precisam assegurar que seus times de gestão da informação estão efetivamente integrados com todas as áreas da companhia e que tenham a capacidade de se desenvolver profissionalmente. Em paralelo, os gestores da informação precisarão assumir o desafio de desenvolver as habilidades necessárias para navegar em um cenário de informações inconstantes.”

De acordo com os resultados apresentados na pesquisa, está claro que os profissionais de gestão da informação do futuro devem, não somente, desenvolver continuamente suas habilidades técnicas, mas também devem se sobressair quando o assunto são habilidades interpessoais e de negócios, incluindo comunicação e aprimoramento da informação para que possam conduzir negócios de valor.

Para consultar dicas mais práticas sobre gestão da informação, visite: http://www.ironmountain.com.br/Knowledge-Center.aspx

A Iron Mountain realizou a pesquisa com gestores da informação e executivos seniors em 900 organizações de médio porte da Europa e nos Estados Unidos.

Notícia adaptada do Site Iron Mountain US